Mostra Chica Pelega de Cinema

Mostra de Cinema Chica Pelega finaliza a terceira edição com público de quase 1.000 pessoas

capinzal 3a mostra de cinema chica pelega ed quilombola 2023

Realizada durante todo o mês de julho e dedicada à cultura quilombola, a Mostra teve exibições online e presenciais em quatro cidades catarinenses

A 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola apresentou 28 filmes destacando a cultura e identidade dascomunidades remanescentes quilombolas de Santa Catarina e do país. Com uma programação totalmente gratuita, foi composta por sessões online de1º a 31 de julho no site https://chicapelega.com.br e por exibições presenciais durante sete dias em Fraiburgo, Capinzal, Monte Carlo e Campos Novos, em sete escolas e outros espaços. Ao todo, as sessões e outras atividades alcançaram diretamente 940 pessoas.  

A programação apresentou longas e curtas-metragens de ficção e documentário, divididos nos eixos curatoriais Resistência SC, Quilombos no plural, Visões do mundo ancestral, Memórias vivas, Fazer quilombola e Raízes em cena. Na mostra online, foram mais de 200 logins na plataforma e 663 visualizações das três lives em julho.

A Mostra Presencial foi realizada de 7 a 14 de julho nas escolas E.M.E.F. Professor Eurico Pinz, de Fraiburgo; Viver e Conhecer, Vilson Pedro Kleinubing, Ernesto Hachmann e Ivo Silveira, em Capinzal; E.E.B.M. Erci Dick em Monte Carlo; e no CEJA – E.E.B. Henrique Rupp Júnior e na Comunidade Remanescente do Quilombo Invernada dos Negros em Campos Novos. As sessões tiveram debates e a participação de representantes das comunidades quilombolas catarinenses que puderam se reconhecer na tela com suas próprias produções ou ainda conhecer histórias de outras comunidades. Em Santa Catarina há 21 comunidades quilombolas, em 16 municípios, reunindo 4.595 pessoas. 

Antecedendo a mostra foi realizada a oficina O minuto que foi, ministrada pelo cineasta cubano Yasser Socarrás González durante dois fins de semana nas comunidades remanescentes quilombolas Invernada dos Negros, em Campos Novos, e Campo dos Poli, em Fraiburgo. Da oficina resultaram os curtas Luta e resistência, Nos batuques dos tambores: o sonho de muitos e A luta de um quilombola polinário que podem ser assistidos no site da mostra.

A programação contou ainda com três lives, umade abertura em 1º de julho, seguida de exibição do curta Disque Quilombola (2012) e conversa com Vanda Pinedo (MNU), Lu Kilombola e mediação de Sinclair BIazotti. A segunda, em 15 de julho, mediada por Rafaell Marcelino, com o tema “Luta Quilombola na Mostra de Cinema Chica Pelega”, foi uma conversa com lideranças da Invernada dos Negros e Campo dos Poli. A live de encerramento, dia 28 de julho, teve a participação de Maria Helena Thomaz e Adriana Ferreira da Silva do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC) e exibição do curta Pele Negra, Justiça Branca (2022). Assista as lives no canal da Pupilo TV: https://www.youtube.com/@pupilo

Fotos por <a href="https://www.instagram.com/JanelaVerde/">Janela Verde fotografia</a>
DSC 3726 scaled
DSC 3905 scaled
entrega certificados da oficina o minuto que foi com yasser no invernada dos negros scaled
exibicao capinzal escolas municipais scaled
exibicao capinzal edson e rudolfo 1 scaled
exibicao capinzal edson falando scaled
exibicao invernada dos negros scaled
grupo da educacao quilombola de fraiburgo scaled

Alguns depoimentos

“Quando 3ª Mostra Chica Pelega tem esse nome, ela que foi uma mulher de resistência, que lutou por liberdade, tem tudo a ver com esta edição quilombola, porque quilombo é resistência, quilombo é liberdade” – Vanda Pinedo, Movimento Negro Unificado.

“Nós produzimos um curta-metragem chamado Batuque dos tambores, que traz o que vivemos todos os dias, nossa ancestralidade, a valorização dos nossos griôs, nossos pais, nossos antepassados que nos ensinam e nos deixaram esse território” – Bete Quilombola, educadora e líder da Invernada dos Negros. 

“Fiquei muito orgulhosa da minha prima, da minha filha também que tá ali no filme. Amei, continuem assim que vocês vão fazendo bonito” –  Maria Custódia de Souza, moradora da Invernada dos Negros.

“Achei muito importante essa mostra de cinema que teve aqui, porque transmite pras pessoas em geral um pouco do nosso lado, porque tem muitas pessoas que julgam e nem conhecem” – Kauan Gabriel Pereira, Invernada dos Negros

“Foi muito importante pra nossa comunidade, tivemos a oportunidade de assistir aqui, falando da nossa vida, e isso é celebrar a nossa história e a nossa história continua” – Florência Lopes de Souza, Invernada dos Negros.

Assista também o making of desta 3ª edição

Toda a programação da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola foi produzida de forma coletiva pela Pupilo TV, VMS Produções e Comissão Quilombola de Curadoria, composta por líderes das comunidades quilombolas de Santa Catarina e do Movimento Negro Unificado/MNU que colaboraram na seleção dos filmes. A Comissão foi formada por Alessandro Pereira, Bete Quilombola, Edson Camargo, Rafaell Marcelino, Rosani Fernandes e Vanda Pinedo.

A mostra teve apoio cultural do Movimento Negro Unificado/MNU, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UDESC, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular/APAFEC e foi selecionada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A Mostra Chica Pelega ocorre desde 2021, com foco em filmes sobre a Guerra do Contestado em Santa Catarina e no Paraná e acontecimentos relacionados a ela. Nas edições anteriores foram apresentadas 21 sessões de cinema em 26 escolas, alcançando mais de 2.500 espectadores.

Nos acompanhe através de nossas redes
chicapelega.com.br
facebook.com/mostra.chicapelega
instagram.com/mostra.chicapelega

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Barbara Pettres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo