Mostra Chica Pelega de Cinema

Filmes

Circuito de Cinema Chica Pelega e
3ª Mostra de Cinema Chica Pelega - edição quilombola

Todos os filmes foram selecionados pela Comissão Quilombola de Curadoria buscando pensar o olhar próprio de quem vive e conhece profundamente a sua cultura: integrantes das comunidades quilombolas Invernada dos Negros, Campo dos Poli e Movimento Negro Unificado. Saiba mais sobre a Comissão aqui.

Fazer Quilombola

A categoria “Fazer Quilombola” exibe os três filmes resultantes das oficinas de cinema “O minuto que foi” mediada pelo cineasta Yasser Socarrás González como contrapartida da realização da mostra. As três narrativas trazem, em poucos minutos, questões de vivências dos remanescentes quilombolas no Oeste e Serra de Santa Catarina, produzidos por integrantes das comunidades remanescentes dos quilombos Invernada do Negros e Campo dos Poli.

Resistência SC

Nesta categoria de filmes apresentamos as narrativas catarinenses do passado e do presente que norteam as resistências diárias das populações remanescentes de quilombolas.

Quilombos no plural

O que é um quilombo? Quem são os quilombolas? Quais os fazeres e saberes que permeiam essas relações? As produções desta categoria de diferentes regiões trazem as realidades diversificadas das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.

Visões do mundo ancestral

Esta categoria reúne os simbolismos existentes no viver e conviver indígena. Através dessas produções, pode-se compreender elementos significativos, o existir e resistir desses povos.

Memórias vivas

Como se apagam as histórias de lutas de um povo? Diferentes realidades, muitos indícios, objetos e pessoas que vivenciaram e podem resgatar uma realidade através de suas lembranças. Esta categoria visibiliza pessoas e desdobramentos contemporâneos da Guerra do Contestado.

Raízes em cena

As lutas pelo bem da coletividade são gestadas, cuidadas e alimentadas como uma criança a ser direcionada para uma vida de prosperidade e alegria. Esta categoria focaliza o papel  das mulheres como genitoras, protagonistas e articuladoras da luta em diferentes cenários.

2ª Mostra de Cinema Chica Pelega

1ª Mostra de Cinema Chica Pelega

Filhos da Terra​

Para não esquecer dos povos que vivem e resistem a nossa terra.

Nossa Memória

Para nunca esquecermos quem somos.

Causos e Contos

Para não ter medo de ser o que se é.

Luta e resistência - Invernada dos negros

2023 • 3min • Livre

Sinopse

Para viver na comunidade quilombola Invernada dos Negros se exige muita luta e resistência, principalmente para a realização dos sonhos de seus moradores. Sonhos estes, que há muito tempo são idealizados , sonhos que seus ancestrais tinham e não conseguiram realizar. Com o passar dos tempos novas famílias quilombolas foram se formando e chegando na comunidade, trazendo com elas o desejo de plantar, produzir e construir suas moradas, para então assim, mostrar que com luta e muita resiliência é possível realizar suas metas traçadas. O filme foi realizado a partir da oficina “O minuto que foi” ministrada por Yasser González como parte da programação da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola.

A luta de um quilombola polinário

2023 • 4min • Livre

Sinopse

O filme retrata brevemente a luta de remanescentes do quilombo do Campo dos Poli, em Fraiburgo/SC. Cristiane Goulart é quilombola e conta sobre memórias que tem de seus avós e da família com a retirada do território, Alessandro Pereira, seu companheiro complementa expondo a situação da educação quilombola e os desafios enfrentados por eles. Além do casal, João Carlos Rodrigues, membro da APAFEC participa com suas considerações sobre a luta. O filme foi realizado a partir da oficina “O minuto que foi” ministrada por Yasser González como parte da programação da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola.

Nos batuques dos tambores: o sonho de muitos

2023 • 3min • Livre

Sinopse

Somos o continuar da história de nossos ancestrais, e a esperança de nossos filhos. A vida aos poucos vai nos ensinando uma verdade fundamental: Sonhos, luta e resistência é o que nos fará chegar ao final do caminho com sucesso. Os “griots” lê-se griôs são considerados bibliotecas vivas de todas as histórias. Histórias que são passadas de uma geração à outra, através da “tradição oral”, ou seja, pela fala e oralidade, e não pela escrita. Assim, os griôs guardam e passam memórias, sonhos, e ensinamentos que unem idosos, adultos e crianças, interligando passado, presente e futuro. Os griôs africanos contam, cantam, tocam instrumentos musicais e dramatizam as histórias que narram. Por isso, também são considerados artistas completos. O filme foi realizado a partir da oficina “O minuto que foi” ministrada por Yasser Socarrás como parte da programação da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola.

Antonieta

2015 • 15min • Livre

Sinopse

“Antonieta” é um documentário sobre Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e em 1935 se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.

 

Invernada dos Negros

2021 • 31min • Livre

Sinopse

O documentário conta brevemente a história dos quilombolas da Invernada dos Negros em Campos Novos, mostra aspectos da sua cultura e, principalmente, relata as lutas por acesso ao território e à educação, produzido logo após a escola utilizada para educação quilombola no Invernada do Negros ter sido arbitrariamente demolida com todos os materiais dos estudantes dentro.

Pele Negra, Justiça Branca

2022 • 27min • Livre

Sinopse

Resiliência, poética, silêncio e um grito abafado. Uma mãe negra separada de suas filhas pequenas. A violência empregada pelo Estado, que promove a ruptura dos laços afetivos de uma comunidade quilombola.

Invernada dos negros

2011 • 29min • Livre

Sinopse

No sul do Brasil, “invernada” é um tempo de inverno; lugar de aconchego para os rebanhos. Pela linguagem popular, a palavra migrou para um episódio raro do escravismo no país: a Invernada dos Negros – um reduto de afro-descendentes que mantêm viva a memória e a luta dos escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. Fragmentos dessa impressionante história compõem o projeto de fotografia e vídeo intitulado Invernada dos Negros, premiado duas vezes no âmbito do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, da Fundação Palmares (2010-2012). O projeto vem gerando exposições e ações educativas por regiões e cidades brasileiras, mas encontra-se inédito no âmbito da tevê. A proposta é revisitar as imagens e sons dos personagens e lugares da Invernada dos Negros em um documentário para televisão. No centro da narrativa, está a ritualização da imagem fotográfica dos personagens da Invernada, tendo as memórias do lugar como enredos cruzados e subjacentes.

Disque quilombola

2012 • 13min • Livre

Sinopse

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

Nove águas

2019 • 29min • Livre

Sinopse

Em 1930, Marcos e seu grupo de descendentes de escravizados saíram do Vale do Jequitinhonha rumo ao Vale do Mucuri. Fugindo da seca, da fome e da violência no campo, os quilombolas buscavam um novo território para construir sua comunidade. Dos tempos do desbravamento aos atuais, a história de luta por água e terra protagonizada pelos moradores do Quilombo Marques, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.

Eu Sou de Lá

2014 • 25min • 10 anos

Sinopse

Eu Sou de Lá apresenta um dinâmico diálogo de ideias e imagens que revelam diversos aspectos da vida de estudantes de países lusófonos da África dentro e fora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme é composto por entrevistas feitas pela diretora do filme e imagens captadas pelos próprios estudantes revelando seus sonhos, conquistas e desafios no Brasil.

A Sússia

2018 • 17min • Livre

Sinopse

Ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Ped

Candombe do Açude: o passado contado pelo canto. Ep. 1: Pandemia - Isolamento ou Respiro?

2020 • 29min • Livre

Sinopse

CANDOMBE DO AÇUDE – o passado contado pelo canto – é uma série de três documentários sobre o quilombo do Açude. O primeiro episódio – PANDEMIA – ISOLAMENTO OU RESPIRO – retrata sobre como foi o ritual do Candombe durante a pandemia no ano de 2020 e mostra como a nova geração vivenciou e sentiu a manifestação de suas tradições, pela primeira vez em 20 anos sem a influência de visitantes.

Black Out

2016 • 13min • Livre

Sinopse

Quilombo de Conceição das Crioulas, Salgueiro, sertão pernambucano, nordeste do Brasil. Um filme sobre o invisível.

As contas do rosário

2020 • 22min • Livre

Sinopse

Apresentação da trajetória do grupo de Manifestação Afro-Brasileira: “Moçambique Zumbi dos Palmares”, que anualmente se apresenta na Congada, um cortejo popular realizado há séculos por descendentes de africanos em solo brasileiro. O grupo se situa em um Quilombo Urbano de onde emanam narrativas contra-hegemônicas.

Sonhos de um negro

2005 • 8min • Livre

Sinopse

O filme se passa nos tempos de cativeiro, com a vida sofrida dos negros trabalhando aos olhos do Feitor. Um sonho cheio de alegria e união. Um sonho de liberdade de um negro, que acorda com a dor de uma chibatada, mas que ainda assim espera sua libertação.

Vãnh gõ tõ Laklãnõ

2022 • 25min • 10 anos

Sinopse

Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.

Kaingang, herdeiros da teimosia

2015 • 17min • Livre

Sinopse

Na região de Seara, no Oeste de Santa Catarina, os herdeiros do “cacique teimoso” João Maria Rodrigues lutam pelas terras do TOLDO PINHAL, antes ocupadas pelo seu povo e tomadas pela frente colonizadora nas décadas de 1950 e 1960. A articulação entre diversas terras indígenas e a valorização da cultura dos povos originários tem fortalecido o movimento. Este vídeo foi elaborado para ampliar a compreensão da população regional a respeito dos direitos indígenas.

Mbyá Reko Pyguá - A Luz das Palavras

2012 • 19min • 12 anos

Sinopse

A sensibilidade do povo Guarani em educar as crianças permanece viva apesar das influências da sociedade contemporânea. Mas os caminhos e esforços dos líderes espirituais e professores indígenas são marcados por dilemas, buscas, encontros e desencontros. Este registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, no sul do Brasil, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação.

NHANDEREKO comida e educação

2020 • 60min • Livre

Sinopse

A língua guarani não diferencia cultura de ecossistema, é tudo o sistema da vida e também um modo de ensinar. Explorando esta ideia o doc Nhandereko – comida e educação viajou de sul à norte do Brasil junto a educadores do Slow Food Brasil, interagindo política e poeticamente com realidades que conectam alimentação, educação e transformação socioambiental. Comunidades tradicionais e de periferia urbana, acampamentos e assentamentos da reforma agrária, restaurantes, sítios agroecológicos, pontos de cultura alimentar, mercados, todos vistos como espaços educadores. Microrrevoluções que se apropriam do sistema alimentar como um caminho repleto de veredas para se ensinar de forma emancipatória e atraente, imersas num contínuo e sensorial processo educativo que têm na experiência e no afeto fontes sutis e potentes de transformação.

Vila usina

2021 • 9min • Livre

Sinopse

O documentário ambienta a Vila Usina, uma comunidade em Caçador/SC, que vive sem as necessidades básicas de luz e agua e há mais de 20 anos, cerca de 200 pessoas vivem em busca de seus direitos e uma vida mais digna.

A carta histórica

2023 • 5min • Livre

Sinopse

“A Carta Histórica” é baseado no conto escrito pelo aluno do 9º 01 de 2022 da Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes de Rio das Antas/SC, Guilherme Pierdoná. A História versa sobre uma misteriosa carta escrita no período da Guerra do Contestado, narrando os acontecimentos desde a chegada da estrada de ferro, até a vinda de um famoso curador de ervas eremita. Todo o filme foi produzido pelos estudantes da referida turma a partir do projeto “Curtas Contestados” do profº Arthur Luiz Peixer.

Lamento incontestável

2023 • 5min • Livre

Sinopse

O projeto “Ritmo Contestado” foi lançado em Março de 2022, resultado do EP de mesmo nome e da série documental que explica a inspiração do projeto no conflito sertanejo do Contestado ocorrido entre 1912 e 1916 na região sul do Brasil. A produção audiovisual com os alunos foi uma parceria entre o projeto e a banda, responsável pela arte. Trata-se de um retrato audiovisual de aprendizagem sobre o movimento do Contestado, evento ocorrido na região onde vivem os estudantes envolvidos no projeto.

A maravilha do século

2019 • 87min • 10 anos

Sinopse

Conhecido como São João Maria, Monge ou Profeta João Maria no sul do Brasil, o italiano Giovanni Maria de Agostini aportou na América no final do século 19 e cruzou o continente a pé ou de canoa, se auto denominando solitário eremita. Viveu em cavernas e locais de difícil acesso e por muitos lugares por onde passou, deixou uma herança de fé, propagou conhecimentos sobre ervas e ensinou uma religiosidade simples, bem distante dos dogmas da Igreja. “A maravilha do século” é uma busca por essa trajetória – parte dos caminhos trilhados e parte dos testemunhos de fé que permanecem vivos, passados mais de 150 anos de sua morte.

Sobreviventes de Taquaruçu

1985 • 8min • Livre

Sinopse

O vídeo apresenta depoimentos de Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado. O video foi gravado e produzido em 1986 aproximadamente. Como estava em fita cassete, sua conversão teve a qualidade de imagem regular. Mas é um excelente material de acervo histórico. Obs: As produtoras diligenciaram todos os esforços para identificação de autoria e estão à disposição das pessoas que eventualmente queiram se manifestar a respeito da licença de uso de imagens e/ou áudios reproduzidos nesta plataforma.

Vale da morte

2022 • 13min • 14 anos

Sinopse

Tomé vive na linha tênue entre o amor e o ódio, no vale da morte encontra uma figura que lhe guia até o despertar. Curta de ficção resultado do Circuito de Artistas para o Contestado. Seleção Oficial do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022.

Arpilleras: atingidas por barragens, bordando a resistência

2017 • 105min • Livre

Sinopse

O filme “Arpilleras” conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas. A costura, que sempre foi vista como tarefa do lar, transformou-se numa ferramenta poderosa de resistência, de denúncia e empoderamento feminino. Por meio desse “fio” condutor, cada mulher bordou sua história, singular e coletiva, na respectiva região do mapa do Brasil. No final das filmagens, formou-se um mosaico multifacetado de relatos de dor e superação. Estes bordados, que segundo Violeta Parra “são canções que se pintam”, trazem ao público uma reflexão do que é ser mulher atingida. Se lá, no Chile, é seguir procurando suas memórias espalhadas como grãos de areia no deserto, aqui é buscar no fundo dos rios suas vidas alagadas, organizar-se, lutar e resistir.

Mulheres da Terra

2010 • 22min • Livre

Sinopse

Mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina e suas relações com a agroecologia, as sementes crioulas e a preservação da vida.

Novo Mundo

2020 • 21min • 10 anos

Sinopse

Um paraíso para os olhos, a frase define o lugar de destino da personagem, A Terra Sem Males. Depois de caminhar por florestas e ruínas, ela percebe que aquele território foi erguido sobre o sangue de muitos povos. Esse conhecimento poderia deixá-la paralisada, criar medo, mas inspira atos de coragem.

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo