Mostra Chica Pelega de Cinema

Asset 20PRETO

APRESENTAção

A Mostra Chica Pelega de Cinema é um evento que preserva e valoriza a cultura cabocla do povo catarinense da região do Contestado. O título da mostra é uma homenagem a Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi uma líder e combatente da Guerra do Contestado, uma mistura de lenda e história e um sinônimo de força.

VEJA COMO FOI NOSSO EVENTO

CIDADES QUE
RECEBERAM A MOSTRA

Caso tenha interesse em levar a mostra para sua cidade. Entre em contato.

FILMES

Kiki - O Ritual da Resistência Kaingang

2014. 34 minutos. documentário. livre. direção de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt.

O mais importante ritual da etnia indígena kaingang, o Kiki, realizado em 2011 na Aldeia Condá, no oeste de Santa Catarina (Brasil). Os preparativos na mata e na aldeia. A expectativa dos mais velhos que queriam vivenciar um ritual completo, como há muito não era feito, e dos jovens que nunca haviam participado do Kiki. A construção das casas na mata, a chegada dos pajés, a preparação da bebida, a pintura das marcas nos rostos definindo as duas metades: kamé e kainru-kré. A realização do ritual foi uma tentativa de revitalizar e fortalecer o dualismo Kaingang.

irani capa mostra chica pelega 1

Irani

1983. 8 minutos. documentário. livre. direção de Rogério Sganzerla.

O cineasta, com a câmera na mão, se mistura aos personagens da festa que marca o aniversário da Guerra do Contestado, na cidade de Irani. Uma câmera que se aproxima de frente aos cavalos, que imprime movimentos circulares, estabelece uma gramática que emerge a partir da encenação que a população da cidade constrói. O filme é a sua maneira de olhar para o seu passado a fim de constituir uma história que lhe represente.

Terra Cabocla

2015. 82 minutos. documentário. livre. direção de Marcia Paraiso e Ralf Tambke.

Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural mdo povo Caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.

Olhar Contestado

2012. 15 minutos. documentário. livre. direção de Fabianne Batista Balvedi.

A animação de câmeras virtuais sobre registros fotográficos, ilustrações e desenhos rotoscopiados sobre documentários da época, fornecem os elementos visuais necessários para a reconstituição minuciosa dos locais, personagens e eventos da Guerra do Contestado. As principais fotografias utilizadas são de Claro Jansson, fotógrafo contratado pela Madeireira Lumber, que registrou passagens fundamentais daquela que ficou conhecida como “Guerra Santa do Sul”. “O Contestado ainda é uma guerra cheia de interrogações, cheia de dúvidas, do que realmente aconteceu.

Larfiagem

2017. 26 minutos. documentário. livre. direção de Gabi Bresola.

Engraxates, carregadores de malas e outras crianças de 7 a 15 anos de idade conviviam com viajantes da estação ferroviária de Herval d’Oeste no anos de 1950. Para sobreviver, comprar gibis e ir ao cinema, driblar fiscais, policiais e até os próprios pais, inventaram uma língua própria. Hoje, décadas depois, a Larfiagem aparece como memória de seus últimos falantes, agora adultos, mas que ainda conhecem, ensinam e decifram os segredos de seus substantivos e pronomes.

LANÇAMENTO AO VIVO

A Pupilo TV convida realizadores que participam da Mostra Chica Pelega
para uma conversa descontraída de apresentação dos filmes.

Convidados

Ilka Goldschmidt

Ilka Goldschmidt

Diretora de Kiki

Documentarista, produtora audiovisual, jornalista. Natural de Chapecó (SC), trabalhou na TV Barriga Verde em Florianópolis, coordenou o telejornalismo na RBS TV Chapecó, foi professora fundadora do Curso de Jornalismo da Unochapecó,onde atuou como docente e pesquisadora nos Cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual. É mestre em comunicação social. Na Margot Filmes é diretora, produtora, roteirista e montadora.

cassemiro

Cassemiro Vitorino

Diretor de Kiki

Documentarista, produtor audiovisual, jornalista. Natural de Florianópolis (SC), trabalhou na TV Barriga Verde, TV Cultura e SBT. Foi sócio da TV Clipagem, empresa de monitoramento que durante 12 anos atendeu o mercado catarinense. Atuou no ensino superior como professor nos cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual. Na Margot Filmes é produtor executivo, diretor, roteirista, diretor de fotografia e montador.​

Ilka Goldschmidt

Barbara Pettres

Assessora de Impresa de Larfiagem

Assessora de Imprensa de Larfiagem/Jornalista, fotógrafa e mestre em Agroecossistemas, nascida em Palmas-PR. Produtora e realizadora audiovisual. Assessora de comunicação do festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), de longas e curtas-metragens. Realizadora e co-diretora de um curta vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema sobre o povo Laklãnõ/Xokleng, em finalização.

foto fabianne balvedi 2

Fabianne Balvedi

Diretora de Olhar Contestado

É descendente das terras caboclas do Contestado. Designadora de imagens em movimento que acredita na intersecção do ecossistema do software livre com saberes originários, tradicionais e populares adiando o fim do mundo. Considera a bicicleta o veículo mais eficiente que existe e utiliza máquinas computacionais para expressar sua arte e sua paixão pela dança dos quadros por segundo. É integrante do coletivo Arte Bicicleta Mobilidade, da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e da Rede de Produtoras Culturais Colaborativas.

joao maria

João Maria Chaves dos Santos

Nasceu em São Lourenço do Oeste (SC), mas cresceu vendo o pai dentro do movimento sindical e da agricultura. Trabalhou por muitos anos em barragens no Paraná e em 1983 entra para Movimento Sem Terra (MASTER/PR), onde começou a conhecer o fundamento da luta pela terra. Em 1984 integra o MST em SC. Nesse tempo ficou preso por cinco dias na ocupação de uma fazenda em Campo Erê (SC) com outras 68 lideranças do movimento. Em 1985, ajuda a organizar, juntamente com a Pastoral da Terra de Chapecó (SC), o 1º Congresso Nacional dos Sem Terra em Cascavel. Esteve igualmente nas primeiras grandes ocupações, em Abelardo Luz (SC). Ajudou a construir o MST e ocupar em todas as regiões do país. É um pesquisador oral das lutas pela terra desde a época do Contestado. Além de ser um ativista político pela Reforma Agrária desde a ditadura militar.

Paulo Pinheiro Machado Curitibanos

Paulo Pinheiro Machado

É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. É autor dos livros A Política de Colonização do Império (Ed. UFRGS, 1999) e Lideranças do Contestado (Ed. UNICAMP, 2004), junto com Márcia Espig, organizou o livro A Guerra Santa Revisitada: novos estudos sobre o Movimento do Contestado (Ed. UFSC, 2008) e junto com Gunter Axt publicou O Processo de Adeodato (Ed. MPE, 2017), entre outras obras. É líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC.

EQUIPE

rud 1 e1680187476327

Rudolfo Auffinger

Direção Geral

Curador da Mostra, cineasta, joaçabense e também realiza semanalmente um cineclube online e gratuito pelo Youtube da Pupilo TV.

keythe tavares.jpg

Keythe Tavares

Prod. Conteúdo e Assist. Produção​

É bem do meio do cerrado, nascida no Goiás e criada no Tocantins. Foi atendente, empacotadeira, cabeleireira, crente, estudante de jornalismo, assistente de padaria, secretária, vendedora de livros, cozinheira, garçonete e a poesia ali, atravessando tudo, objetivo e prumo. Hoje, trabalha e vive da escrita, de colagens manuais e de projetos audiovisuais.

Tina Jornalista

Cristina de Marco​

Comunicação Geral​

Jornalista, pesquisadora da obra do cineasta joaçabense Rogério Sganzerla. Trabalha há mais de 20 anos como assessora de imprensa nos setores da cultura e educação.

Jilson

Jilson Carlos Souza​

Consultoria e Mediação​

Caboclo, educador e comunicador popular integrante do Fórum Regional em Defesa da Civilização e da Cultura Cabocla do Contestado e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC).

tuarekam

JP Pereira - Tuarekam​

Design​

Opera plataformas voltadas para o marketing na era digital. Marketing, Inbound, Outbound, Sales, Publicidade e Propaganda, Fotografia, Arte.

myllena

Magalhãez

Design

Artista visual pernambucana, formada em Escultura. Produz ilustrações, pinturas, tatuagens, trabalhos digitais (2D e 3D), design e animação.

4d239c4ea26663ee7cf7631f833cea8a

Fabianne Balvedi

Arquitetura de Informação​

Cineasta, pesquisadora de mídias livres e professora universitária. Formada em arquitetura, especialista em computação gráfica e mestra em artes visuais. Sua área de atuação envolve principalmente as mídias livres.

fer zamoner

Fernanda Zamoner​

Receptivo​

Atriz, gestora cultural, professora e porta bandeira. Bacharel em Artes Cênicas e especialista em Teatro e Licenciatura Dramática. Artista integrante do Grupo TEJO e da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale.

fer maciel

Fernandinha Maciel​

Produção Local​

Professora, artista, secretária, empresaria, atriz, dançarina, etc.

lu

Luana Callai​

Fotografia​

Fundou a empresa Janela Verde Fotografia no ano de 2009 e desde então atua neste ramo. Tem experiência em ensaios femininos, família, infantil, fotografia social e jornalística. Idealizadora do projeto Entre Linhas.

kika

Kika Chmura​

Direção de Arte​

Estudante de Artes Visuais; Fundadora da Contrary Art - projeto que desenvolve histórias surrealistas em formato de colagens digitais; Co-fundadora do projeto Entre Linhas; artesã; editora de vídeos; auxiliar de fotografia e produção artística.

Claudia W

Claudia Weinman​

Comunicação Mídias Sociais​

Jornalista na Fronte - Jornalismo das Gentes - e Militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

GustavoLz

Gustavo Lz​

Produção Local​

Produtor Cultural que atua no sertão catarinense com o mote voltado às iniciativas que construam pontes firmes, que não caiam, que não sejam superfaturadas, entre histórias e estórias de lugares distantes geograficamente ou não.

Pedro

Pedro Peretti​

Coordenação de Mobilização​

Ator, Produtor Cultural e Arte Educador. Graduado em Artes Cênicas (2008-2011), pela Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba. Gestor do Tejo Espaço Cultural (Tejo Teatro de Joaçaba).

Vilmar

Vilmar Sartori​

Produção Geral​

Fundou a VMS em 1982, inicialmente fazendo casamentos e eventos institucionais, enveredando para as campanhas políticas e empresariais. Já nos anos 2010 iniciou no cinema e continua se reinventando.

INCENTIVOS

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo