Jornada Cabocla Chica Pelega – Contestado: 110 anos de lutas e resistência
Quem viu Chica Pelega
Viu Chispa de raio clareando no sertão, Crente na fala do monge,
Chica Pelega bradou, monte comadre,
Traga o afilhado que o tempo de briga é chegado.
Que o tempo de briga é chegado na cidade santa de taquaruçu:
Quem viu Chica Pelega,
Viu fogo no céu e sangue no chão, Crente na fala do monge,
Chica Pelega bradou, monte comadre,
Traga o facão, que é pra defender nosso chão.
Que é pra defender nosso chão na cidade santa de taquaruçu
Quem viu Chica Pelega,
viu rasga mortalha piar no sertão, Crente na fala do monge,
/Chica Pelega gemeu, monte comadre
Que importa a morte se o amor que vier for mais forte.
Se o amor que vier for mais forte na cidade santa de taquaruçu:
Lá vem Chica Pelega vem feito visage ao luar do sertão,
Vem a cavalo no tempo, na voz do vento a bradar,
monte comadre São Sebastião vem vindo salvar o sertão.
Vem vindo salvar o sertão na cidade santa de taquaruçu;
(Vicente Telles)
Francisca Roberta, identificada como Chica Pelega, ajudava os feridos da guerra, fazia para eles os chás de ervas que os curavam. Esta prática ela aprendeu com o Monge João Maria, a quem seguia. Ela morava com os pais em Limeira (Joaçaba) e ficou assim conhecida por este nome porque, depois de perder o pai, o noivo e a propriedade, na Guerra do Contestado (1912-1916), continuou a combater ao lado dos caboclos, defendendo seu povo, sobrando-lhe de material apenas o pelego do cavalo que ela montava.
Desta forma, Chica Pelega é transformada através das narrativas populares em um ícone que representa um modelo de conduta e luta de grupos subalternos. A combatente, assassinada em 08 de fevereiro de 1914, no combate do Taquarussu (Fraiburgo), é a síntese da mulher cabocla sertaneja, conhecida como um ser humano comprometido com a luta.
A Guerra do Contestado (1912-1916) aconteceu há 110 anos, sendo uma das maiores guerras de formação territorial da história da humanidade, exterminando mais de 20 mil combatentes, um genocídio dos povos indígena e caboclos (as) por empresas multinacionais com auxílio do exército, da polícia militar e jagunços dos três estados do Sul.
Na prática, o resultado da Guerra foi determinante para a formação do sertão do Meio Oeste Catarinense. A desocupação forçada da faixa de terras com mais de trinta quilômetros de largura entre os estados do Paraná e Santa Catarina para a construção da estrada de ferro pensada para ligar o estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul, representou o massacre de um povo.
Acreditando que a memória não deva ser enterrada, o Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla do Contestado promove, entre 02 a 08 de fevereiro,a Jornada Cabocla Chica Pelega, reunindo pesquisadores/as que estudam este tema. Em virtude das recomendações sanitárias para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, o evento será transmitido nas plataformas virtuais (Facebook e Youtube).
“A jornada tem como tarefa fazer com que os dois massacres do Taquarussu não caiam no esquecimento. Especialmente, trazer presente aquele 08 de fevereiro de 1914 quando Chica Pelega foi assassinada.Ninguém vai nos empurrar para baixo do tapete, nos silenciar”, apontou Jilson Carlos Souza, membro do Fórum.
Nessa primeira edição da Jornada Chica Pelega acontecerão debates, lançamento da Rede de Educadoras/es Caboclas/os, exposição de documentários, apresentações musicais e de livros sobre a Civilização e a Cultura Cabocla do Contestado.
A abertura do evento contará com a participação do professor Paulo Pinheiro Machado (UFSC) e no encerramento haverá o pré-lançamento da 2ª Mostra de Cinema Chica Pelega, que acontecerá em abril deste ano nos municípios de Caçador, Campos Novos e Curitibanos e trará filmes que retratam o conflito.
Confira a Programação
Lançamento da Jornada
- O redudo do Taquarussu do Bonsucesso na historiografia do Movimento do Contestado – Jilson Carlos Souza e Paulo Pinheiro Machado (História/UFSC), Claudia Weinman
Lançamento da Rede de Educadores (as) Caboclos (as) do Contestado – Construir uma rede de educadores (as) Caboclos (as) do Contestado é importante? – Michelle Silveira, Eduardo do Nascimento, Nilson César Fraga, Rogério Rosa.
Lançamento do livro de Cordel A Batalha do Rio das Antas – Arthur Luiz Peixer, Anderson Natan Gonçalves Ferreira, Leonardo Guerreiro de Andrade, Claudia Weinman
Pré-lançamento da Mostra Chica Pelega – Contestado em Foco – Coletivo da TV Pupilo, Jilson Souza.
Pedro Pinheiro canta em Prosa e Verso o Contestado – Mediação de Claudia Weinman
A construção do Projeto Esporte Bem Legal e o surgimento da APAFEC – Emerson Souza, João Ademir Cancelier, João Carlos Rodrigues, Maria Aparecida Ribeiro Rodrigues Fidelis, Claudia Weinman, Julia Saggiorato, Jilson Carlos Souza.
Encerramento – O segundo massacre na cidade santa do Taquarussu do Bonsucesso e o assassinato de Chica Pelega – Karoline Fin, Claudia Weinman.