Mostra Chica Pelega de Cinema

terra cabloca mostra cinema chica pelega

DIREÇÃO

Marcia Paraiso e Ralf Tambke

ANO

2015

DURAÇÃO

82 minutos

GÊNERO

Documentário

CLASSIFICAÇÃO

12 anos (linguagem imprópria - violência)

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Ralf Tambke e Clóvis Ghiorzi

SOM DIRETO

Ju Baratieri e Gustavo Aguiar

MONTAGEM

Glauco Broering

Terra Cabocla

classificacao 10 anos logo

Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado – a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo Caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio. Leia mais sobre o filme.

Marcia Paraiso

Marcia Paraiso

Diretora

É documentarista e realizadora audiovisual, em atividade desde os anos 90. Suas realizações privilegiam temáticas relacionadas à cultura popular, populações tradicionais e questões agrárias, títulos abordados na ficção que vão de encontro a essa coerência ideológica. Desde 2013 se dedica a levar para o formato audiovisual temas relacionados às populações caboclas de Santa Catarina e sua invisibilidade, assim como a guerra do Contestado. Sócia fundadora da produtora Plural Filmes, dirigiu e roteirizou o longa de ficção Lua em Sagitário em 2015 – vencedor do prêmio Ibermedia e realizado em coprodução com a Argentina, a série Submersos, de 2020 e os longas documentários Terra Cabocla (2015), A Maravilha do Século (2019) e Sobre Sonhos e Liberdade (2020 – uma coprodução com Portugal e Canal Curta).

Ralf

Ralf Tambke

Diretor

É diretor de fotografia e realizador audiovisual formado em cinema pela UFF e com especialização na HFF, Munique, Alemanha. Sócio fundador da Plural Filmes em 1994, ele fotografou dezenas de curtas metragens, documentários, séries e foi diretor de “O Matrimônio” – para tv pública alemã ZDF (1996) , “Livre” (1997), “Sem perder a ternura”(2013), “Terra Cabocla” (2015) e o inédito “Bravos Valentes” (2021). Por 11 anos idealizou e realizou o festival de cinema brasileiro em países de língua alemã, Brasil Plural.

terra
Filmes
Cristina de Marco

Terra Cabocla

Onde hoje se encontra o município de Fraiburgo, muitas rezadeiras tratam de ajudar as almas que ainda não conseguiram se libertar da opressão, do massacre sofrido no Taquarussu do Bonsucesso, o Reduto Santo que ficava ali, naquela vila. Então elas rezam com devoção, cantam e seguem o cerimonial da morte, a cada nova procissão. Assim

Leia Mais »

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo