Autor do livro Lideranças do Contestado
Paulo Pinheiro Machado é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona.
Diretora e Produtora do filme Olhar Contestado
Descendente das terras caboclas do Contestado. Designadora de imagens em movimento que acredita na intersecção do ecossistema do software livre com saberes originários, tradicionais e populares adiando o fim do mundo. Considera a bicicleta o veículo mais eficiente que existe e utiliza máquinas computacionais para expressar sua arte e sua paixão pela dança dos quadros por segundo.
Griô do movimento Contestado
Nasceu em São Lourenço do Oeste (SC) e cresceu vendo o pai militar dentro do movimento sindical e da agricultura familiar. Ajudou a construir o que hoje é o MST, que se espalhou por todas as regiões do país. É um pesquisador oral das lutas pela terra que iniciaram à época do Contestado, além de ativista político pela Reforma Agrária desde a ditadura militar.
Diretora de Kiki – O Ritual da
Resistência Kaingang
Documentarista, produtora audiovisual, jornalista. Natural de Chapecó (SC), trabalhou na TV Barriga Verde em Florianópolis, coordenou o telejornalismo na RBS TV Chapecó, foi professora fundadora do Curso de Jornalismo da Unochapecó, onde atuou como docente e pesquisadora nos Cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual.
Idealizador da Pupilo TV e da
Mostra de Cinema Chica Pelega
É produtor e videoartista, nascido em Joaçaba, no oeste de SC. Formado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR) e também em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo em Curitiba.
Assessora de comunicação do filme Larfiagem
Jornalista, fotógrafa e mestre em Agroecossistemas, nascida em Palmas-PR. Produtora e realizadora audiovisual. Assessora de comunicação do festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), de longas e curtas-metragens. Realizadora e codiretora de um curta vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema sobre o povo Laklãnõ/Xokleng, em finalização.
Filmes da sessão:
A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre
Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre
Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre
Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre
Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre
Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino