A primeira parada do Circuito de Cinema Chica Pelega é dia 08 de maio, quarta-feira, na Comunidade Remanescente de Quilombo Caldas de Cubatão, Santo Amaro da Imperatriz/SC. A sessão acontece às 19h no Salão Paroquial Frei Hugolino.
Conheça um pouco da história de Caldas do Cubatão:
De acordo com os relatos de integrantes da comunidade à Fundação Cultural Palmares, seus ancestrais eram africanos escravizados (entre eles Marco Manoel Vieira, Ignácio Antonio da Silva, Francisco Maximiano, Miguel de Souza, Francisco Tolentino Lemos), trazidos para cultivar as terras dos seus senhores e alguns destes especialmente para a construção da estância termal em Santo Amaro da Imperatriz, uma vez que as águas termais foram descobertas no início do século XIX.
Os filhos desses indivíduos nasceram em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Anitápolis e São José, tendo sido registrados em Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. Como meio de sustento, trabalhavam nas roças, na queima de carvão, na elaboração de artesanato em palha, como empregados domésticos e como lavadeiras. Cultivavam milho, cana de açúcar, café e mandioca, usando engenhos e alambiques de terceiros. Em decorrência das dificuldades de sobrevivência, algumas famílias se dispersaram para outras cidades e seus terrenos foram ocupados por posseiros.
Atualmente a comunidade une esforços e luta incansável pela demarcação das terras pertencentes aos seus ancestrais e em definitivo pela titulação das mesmas. Motivo de muito orgulho, a educação quilombola já é uma realidade na comunidade, apesar das muitas dificuldades enfrentadas desde a sua implantação.
A comunidade é certificada pelo decreto presidencial número: 4887/2003 e portaria da fundação cultural palmares número: 98/2007.
Nos acompanhe no instagram para saber mais sobre o Circuito de Cinema Chica Pelega.