Mostra Chica Pelega de Cinema

Circuito de Cinema Chica Pelega – edição quilombola chega às comunidades remanescentes de Quilombos do litoral catarinense

3ª mostra de cinema chica pelega edição quilombola Fraiburgo Janela Verde fotografia

Sete territórios quilombolas vão receber a exibição de filmes da programação da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega, que aconteceu em 2023

Chega em maio às comunidades remanescentes quilombolas do litoral catarinense o Circuito de Cinema Chica Pelega – edição quilombola. A programação, dividida nos eixos curatoriais Resistência SC, Quilombos no plural, Visões do mundo ancestral, Memórias vivas, Fazer quilombola e Raízes em cena, traz longas e curtas-metragens de ficção e documentário.

Serão sete sessões em espaços das comunidades de Caldas do Cubatão (Santo Amaro da Imperatriz), Toca/Santa Cruz (Paulo Lopes), Morro do Fortunato e Aldeia (Garopaba), Ilhotinha, (Capivari de Baixo), Maria Rosalina (Araranguá) e São Roque (Praia Grande). A itinerância inicia no dia 8, na comunidade Caldas do Cubatão, e vai até 15 de maio. A participação é totalmente gratuita. (Confira datas, locais e horários em cada comunidade do litoral no final do texto)

3ª mostra de cinema chica pelega edição quilombola campos novos invernada dos negros janela verde fotografia
Foto: Janela Verde Fotografia

O Circuito é um desdobramento da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola. Realizada em 2023, a Mostra apresentou 28 filmes destacando a cultura e identidade das comunidades remanescentes quilombolas de Santa Catarina e do país. Composta por sessões online e presenciais, passou por Fraiburgo, Capinzal, Monte Carlo e Campos Novos, em sete escolas e outros espaços. Além disso, foram realizadas duas oficinas em duas comunidades, ministradas pelo cineasta cubano Yasser Socarrás González, que resultaram nos curtas Luta e resistência, Nos batuques dos tambores: o sonho de muitos e A luta de um quilombola polinário. Os curtas produzidos nos territórios também estarão na programação do Circuito de Cinema.

Dedicada às comunidades do litoral e também do oeste catarinense, onde chegará em junho, a programação do circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações negras, indígenas e brancas que constituem o caboclo da região do Contestado. Os nomes da Mostra e do Circuito homenageiam Chica Pelega, uma líder cabocla combatente na chamada Guerra do Contestado, que aconteceu entre 1912 e 1916, em Santa Catarina. De acordo com Vanda Pinedo, da comissão de curadoria e do Movimento Negro Unificado (MNU), a intenção foi “ampliar os filmes sobre o Contestado, trazendo outras histórias de figuras negras pelas quais as comunidades se identificam em seus passados históricos e nos acontecimentos presentes, em seus contextos de comunidade e também em suas lutas maiores, nas semelhanças com outros contextos do país”.

Navegue pelo nosso site para saber mais sobre o Circuito e para ficar por dentro de tudo que vai acontecer no nosso trajeto, nos siga no instagram @mostra.chicapelega.

LOCAL, DATA E HORÁRIO DAS EXIBIÇÕES:

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO CALDAS DO CUBATÃO
8 de maio – quarta-feira – 19h
Salão Paroquial Frei Hugolino
Santo Amaro da Imperatriz/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO TOCA-SANTA CRUZ
9 de maio – quinta-feira – 19h
Casa da Verônica e Jorge
Paulo Lopes/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MORRO DO FORTUNATO
10 de maio – sexta-feira – 19h
Sala multiuso da comunidade
Garopaba/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ALDEIA
11 de maio – sábado – 19h
Sede Aldeia
Garopaba/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ILHOTINHA
13 de maio – segunda-feira – 19h
Salão Paroquial da Comunidade
Capivari de Baixo/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MARIA ROSALINA
14 de maio – terça-feira – 19h
Comunidade Maria Rosalina
Araranguá/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO SÃO ROQUE
15 de maio – quarta-feira – 19h
Salão da Comunidade
Praia Grande/SC

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Adriane Canan

Adriane Canan, jornalista e Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC. Tem especialização em roteiro avançado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión/Cuba. Documentarista, roteirista, diretora e produtora. Militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo