Hoje, apresentamos um pouco sobre os lugares onde a 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola vai acontecer: Comunidade Remanescente do Quilombo Invernada do Negros e Comunidade Remanescente do Quilombo Campo dos Poli. Para conhecer mais da formação e resistência dos quilombos, temos abaixo, uma breve pesquisa sobre os locais que receberão a Mostra.
Os quilombos
Os quilombos surgiram na época da colonização brasileira como resposta à violência praticada pelos colonizadores e, depois, por seus descendentes, contra os negros que foram trazidos à força para o Brasil, vindos da África. Os primeiros registros desse tipo de formação datam da década de 1570. Atualmente, existem 3.524 comunidades quilombolas mapeadas no Brasil. No entanto, estima-se que o número total pode chegar a 5 mil. No Estado de Santa Catarina, são 21 comunidades, localizadas em 16 municípios, com um total de 4.595 pessoas e 1.350 famílias*. No Estado de Santa Catarina, são 21 comunidades, localizadas em 16 municípios, com um total de 4.595 pessoas e 1.350 famílias**.
No meio oeste catarinense existem duas comunidades quilombolas, a Invernada dos Negros e Campo dos Poli que abrangem os municípios de Abdon Batista, Campos Novos, Fraiburgo e Monte Carlo. A 3ª edição da Mostra estará distribuída presencialmente nos três últimos.
*Conforme levantamento realizado pela Fundação Cultural Palmares.
**Dados da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes (GEIRI) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS).
Comunidade Remanescente do Quilombo Invernada dos Negros
Invernada dos negros foi a primeira comunidade quilombola do Estado a receber a certidão de reconhecimento como remanescente de quilombo, concedida à Comunidade dos Herdeiros da Invernada dos Negros em 2 de abril de 2004, pela Fundação Cultural Palmares, foi também o primeiro território quilombola reconhecido, em 2008, pelo Incra em Santa Catarina. Com 2 mil hectares em Abdon Batista e 6 mil hectares em Campos Novos, a Invernada dos Negros tem aproximadamente 320 famílias residindo em seu território.
Comunidade Remanescente do Quilombo Campo dos Poli
Campo dos Poli tem mais de 500 hectares de terra, cerca de 26 famílias estão situadas nos municípios de Fraiburgo e Monte Carlo. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo em 12 de fevereiro de 2007, mas ainda está em processo de titulação junto ao ao Incra.
Além das sessões presenciais nas comunidades, a mostra também terá sua versão online durante todo o mês de julho, a fim de ampliar ainda mais a difusão e o acesso aos filmes e principalmente à cultura quilombola dessa região.
Acompanhe nossas redes, logo vem mais informações!