Aconteceu, nesta quinta-feira (27), às 19h, na cidade de Rio das Antas, no Meio Oeste catarinense, o lançamento de dois livros cuja temática remete à Guerra do Contestado. As obras são fruto do trabalho desenvolvido, durante o ano de 2022, em duas Escolas de Ensino Fundamental do município: a Silva Paranhos, do distrito de Ipoméia, e a Jacinta Nunes, no centro.São duas obras que assimilam os conhecimentos dos estudantes a partir de construções literárias.
Na Escola Nucleada Municipal Silva Paranhos foi produzido o livro “Nas Sombras das Araucárias” organizado pelos professores Thyago Weingantner e Juliana Carla Seriguel. Juntamente aos alunos do 9º ano, criou-se uma narrativa centrada no monge João Maria, relacionada com a sua passagem pela Revolução Federalista, até à sua chegada na região do Contestado.
Já a obra “Contestando Contos” foi organizada pelos professores Arthur Luiz Peixer, Anderson Nathan Gonçalves Ferreira e Leonardo Guerreiro de Andrade, que juntaram as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte na produção de contos psicológicos ambientados no mesmo conflito. São personagens ficcionais que se assemelham a trajetórias do mundo caboclo e constroem característicaspr gerais do povo do Contestado. Além dos contos, o livro é todo ilustrado pelos alunos com percepções sobre o movimento caboclo, trazendo interpretações sobre o movimento ocorrido no início do século XX.
Alguns destes contos foram selecionados e transformados em três curtas metragens, lançados no dia 26 de abril, produzidos por meio do Projeto Curtas Contestados, coordenado pelo professor Arthur Luiz Peixer. O projeto proporcionou, desde 2019, a produção de oito curtas metragens com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os 3 filmes resultantes do projeto são: “A Carta Histórica” criada pelo estudante Guilherme Pierdoná. A História versa sobre uma misteriosa carta escrita no período da Guerra do Contestado, narrando os acontecimentos desde a chegada da estrada de ferro, até a vinda de um famoso curador de ervas eremita.
O segundo curta chama-se “A Vingança de um Caboclo” escrito pelo estudante Nykolas Heckel. Ele conta a História de Marta e Wilfredo, perseguidos pelo coronel Joseff, sofrendo com a expulsão e a violência empregada pelas milícias coronelistas, desencadeando em uma luta sem precedentes.
O último curta chama-se “O Lenço Azul” escrito pela estudante Natália Ferreira, onde conta a História de um amor impossível em meio às dores de um conflito histórico no sul do Brasil. Seus desdobramentos mostram as dificuldades e os sacrifícios de ambos os lados da guerra.
E para abrir esse evento, teremos também o lançamento do clipe “Lamento Incontestável” produzido pelos alunos do 9º Ano Turma de Conclusão de 2022. A música é da banda Vilmem, e resultou do projeto musical “Ritmo Contestado” desenvolvido na cidade de Porto União/SC, onde o professor Arthur Luiz Peixer fez parte como curador acerca dos elementos da História do Contestado presentes no projeto. O clipe foi produzido pelos estudantes, que idealizaram as cenas e a interpretação da música.