Mostra Chica Pelega de Cinema

A Guerra do Contestado é tema de dois livros lançados hoje em Rio das Antas

Aconteceu,  nesta quinta-feira (27), às 19h, na cidade de Rio das Antas, no Meio Oeste catarinense, o lançamento de dois livros cuja temática remete à Guerra do Contestado. As obras são fruto do trabalho desenvolvido, durante o ano de 2022, em duas Escolas de Ensino Fundamental do município: a Silva Paranhos, do distrito de Ipoméia, e a Jacinta Nunes, no centro.São duas obras que assimilam os conhecimentos dos estudantes a partir de construções literárias. 

Na Escola Nucleada Municipal Silva Paranhos foi produzido o livro “Nas Sombras das Araucárias” organizado pelos professores Thyago Weingantner e Juliana Carla Seriguel. Juntamente aos alunos do 9º ano, criou-se uma narrativa centrada no monge João Maria, relacionada com a sua passagem pela Revolução Federalista, até à sua chegada na região do Contestado.

Já a obra “Contestando Contos” foi organizada pelos professores Arthur Luiz Peixer, Anderson Nathan Gonçalves Ferreira e Leonardo Guerreiro de Andrade, que juntaram as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Arte na produção de contos psicológicos ambientados no mesmo conflito. São personagens ficcionais que se assemelham a trajetórias do mundo caboclo e constroem característicaspr gerais do povo do Contestado. Além dos contos, o livro é todo ilustrado pelos alunos com percepções sobre o movimento caboclo, trazendo interpretações sobre o movimento ocorrido no início do século XX.


Alguns destes contos foram selecionados e transformados em três curtas metragens, lançados no dia 26 de abril, produzidos por meio do Projeto Curtas Contestados, coordenado pelo professor Arthur Luiz Peixer. O projeto proporcionou, desde 2019, a produção de oito curtas metragens com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os 3 filmes resultantes do projeto são: “A Carta Histórica” criada pelo estudante Guilherme Pierdoná. A História versa sobre uma misteriosa carta escrita no período da Guerra do Contestado, narrando os acontecimentos desde a chegada da estrada de ferro, até a vinda de um famoso curador de ervas eremita.

O segundo curta chama-se “A Vingança de um Caboclo” escrito pelo estudante Nykolas Heckel. Ele conta a História de Marta e Wilfredo, perseguidos pelo coronel Joseff, sofrendo com a expulsão e a violência empregada pelas milícias coronelistas, desencadeando em uma luta sem precedentes.

O último curta chama-se “O Lenço Azul” escrito pela estudante Natália Ferreira, onde conta a História de um amor impossível em meio às dores de um conflito histórico no sul do Brasil. Seus desdobramentos mostram as dificuldades e os sacrifícios de ambos os lados da guerra.

E para abrir esse evento, teremos também o lançamento do clipe “Lamento Incontestável” produzido pelos alunos do 9º Ano Turma de Conclusão de 2022. A música é da banda Vilmem, e resultou do projeto musical “Ritmo Contestado” desenvolvido na cidade de Porto União/SC, onde o professor Arthur Luiz Peixer fez parte como curador acerca dos elementos da História do Contestado presentes no projeto. O clipe foi produzido pelos estudantes, que idealizaram as cenas e a interpretação da música.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Cristina de Marco

Jornalista e mestra em Linguagens. Tem experiência em assessoria de imprensa. Pesquisadora da obra do cineasta joaçabense Rogério Sganzerla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo