Mostra Chica Pelega de Cinema

Cartaz Irani

DIREÇÃO

Rogério Sganzerla

ANO

1983

DURAÇÃO

8min

GÊNERO

Documentário

CLASSIFICAÇÃO

Livre

Irani

Copia de classificacao livre logo
O cineasta, com a câmera na mão, se mistura aos personagens da festa que marca o aniversário da Guerra do Contestado, na cidade de Irani. Uma câmera que se aproxima de frente aos cavalos, que imprime movimentos circulares, estabelece uma gramática que emerge a partir da encenação que a população da cidade constrói. O filme é a sua maneira de olhar para o seu passado a fim de constituir uma história que lhe represente.
rogerio

Rogério Sganzerla

Diretor

Foi um cineasta e produtor brasileiro, mais conhecido por ter feito parte do movimento contracultural cinema marginal durante os anos 1960 e 1970. Sua estreia como diretor aconteceu no ano de 1968 com o clássico O Bandido da Luz Vermelha, depois de passar quatro anos como crítico de cinema no jornal O Estado de São Paulo. 

Logo em seguida dirigiu a comédia A Mulher de Todos, e em 1970 fundou a produtora Belair ao lado de Júlio Bressane, responsável por filmes como O Abismo, Nem Tudo é Verdade e Tudo é Brasil.

O diretor marcou o cinema nacional por meio de sua linguagem cinematográfica, que envolvia sátira, subversão e colagem. Rogério Sganzerla era grande admirador da obra de Orson Welles, cineasta ilustre que teve um filme que se passaria no Brasil boicotado após meses de filmagem. 

Inspirado pela ocasião, Sganzerla idealizou uma trilogia de filmes composta por: Nem Tudo É Verdade, Linguagem de Orson Welles e Tudo É Brasil. O último longa-metragem dirigido pelo cineasta foi O Signo do Caos, lançado em 2003. Rogério morreu no ano seguinte devido a um tumor no cérebro.

Bio de Adoro cinema

irani 4
Filmes
Cristina de Marco

Irani (1983) e a identidade que o cineasta Rogério Sganzerla buscava

Irani foi o local onde ocorreu o primeiro combate, dando início a Guerra do Contestado, onde o Exército encontrou o povo caboclo, então já unido em comunidade, amparado pelas bênçãos do monge que depois foi consagrado São João Maria, que lhes preparava chás para curar as tantas dores e enfermidades. Por coincidência, o pai de

Leia Mais »

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo