Se você já acessou a programação e a lista de filmes da Mostra Chica, deve ter visto a categoria “Fazer quilombola”, nela estão três curtíssimas-metragens de 2023 e são de Santa Catarina. Esses três filmes que estrearam nesta edição da mostra foram produzidos entre maio e junho deste ano a partir da oficina “O minuto que foi” nas comunidades de remanescentes quilombolas Invernada dos Negros e Campo dos Poli. Foram dois finais de semana e algumas horas depois nas quais os participantes assistiram exemplos de produções audiovisuais e compartilharam ideias em coletivo para a produção dos seus filmes.
Quem ministrou a oficina foi Yasser Socarrás González que já havia realizado esse modelo de oficina em Cuba e repetiu a experiência nas comunidades da Serra e meio Oeste de Santa Catarina. No processo percebeu-se a importância do povo como protagonista na frente mas também detrás das câmeras onde puderam imprimir suas ideias subjetividades e escolhas.
Preparamos videos de making of de cada comunidade, acompanhe como foi:
Fazer quilombola neste título representa tanto o modo de fazer da cultura, de contar história e também de fazer cinema.
Os três filmes resultantes das oficinas que ocorreram como contrapartidas da Mostra, estarão disponíveis até o dia 31 de julho, para assistir gratuitamente na Pupilo, juntamente com outros 25 filmes que também dialogam com diferentes olhares e contextos quilombolas brasileiros.
Faça login e assista!