Mostra Chica Pelega de Cinema

Exibição online do filme Disque Quilombola, de David Reeks, marca o início da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega

Aconteceu ontem online a sessão de abertura da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola. Na programação exibimos o filme “Disque Quilombola”, de Davis Reeks, seguido de uma conversa com lideranças quilombolas e parte da Comissão Quilombola de Curadoria, responsável pela escolha da programação desta edição. O evento também marcou o início da programação online da mostra que fica disponível durante o mês de julho na Pupilo Play. Teremos também sessões presenciais, para saber quais as cidades que receberão a mostra e conferir a programação é só acessar o site chicapelega.com.br.

Participantes do ao vivo:

sinclairbiazotti com contorno vermelho dir

Sinclair Biazotti – Mediadora
É pedagoga educacional. Atuou como professora na educação infantil, como orientadora na educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Tutora no curso de Pedagogia da UDESC, tutora no curso de formação para profissionais da educação: Implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina convênio SED/NEAB/UDESC e produtora cultural em diversos projetos culturais.

Vanda Pinedo – Integrante da Comissão Quilombola de Curadoria
Natural de Pedro Osório/RS e residente em SC, desde 1994, é mãe de Odu Keomy Gomes Pinedo e candomblecista de Nação Angola. Professora, aposentada da Rede Estadual de Educação, com Licenciatura Plena e Especialização em Plena Educação Física Escolar. Atualmente, é professora contratada da Rede Estadual na Educação Quilombola – Modalidade EJA. Também é Militante do Movimento Negro Unificado/SC, integrante do Fórum das Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região, membra do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, secretária estadual de Combate ao Racismo do PT/SC, integrante da Velha guarda da Unidos da Coloninha, faz parte do Grupo Musical Pastorinhas e é integrante e vocalista do Bloco Africatarina.

comissão quilombola de curadoria 3ª mostra de cinema chica pelega edição quilombola pupilo tv pupilo play
lu kilombola 3a mostra de cinema chica pelega edicao quilombola 2023 pupilo play pupilo tv

Lu Kilombola
Liderança da comunidade Aldeia (Garopaba-Imbituba), Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Santa Catarina – CECREQ/SC, militante do Movimento Negro Unificado – MNU/SC, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), educadora quilombola, mãe de Lukeni e Mazulu, poetisa, colunista do jornal Correio da Praia.

Se você perdeu a sessão de abertura ou se quiser assistir novamente, deixamos aqui o replay da sessão.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Keythe Tavares

Bem do meio do cerrado, nascida no Goiás e criada no Tocantins. É poeta, colagista e videoartista. Tem formação em jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

09/05

(quinta)

Comunidade Remanescene de Quilombo

TOCA-SANTA CRUZ

19h
Paulo Lopes/SC
Casa de Verônica e Jorge

🎦 Filmes da sessão:

A luta de um
quilombola polinário
2023 • 4min • Livre

Kaingang, herdeiros da teimosia
2015 • 17min • Livre

Sobreviventes de Taquaruçu – Guerra do Contestado
1985 • 8min • Livre

Sonhos de um negro
2005 • 8min • Livre

Mulheres da Terra
2010 • 22min • Livre

Debate após sessão
Convidados: Allison Marcelino e Rafael da Silva Marcelino

Pular para o conteúdo