Aconteceu ontem online a sessão de abertura da 3ª Mostra de Cinema Chica Pelega – edição quilombola. Na programação exibimos o filme “Disque Quilombola”, de Davis Reeks, seguido de uma conversa com lideranças quilombolas e parte da Comissão Quilombola de Curadoria, responsável pela escolha da programação desta edição. O evento também marcou o início da programação online da mostra que fica disponível durante o mês de julho na Pupilo Play. Teremos também sessões presenciais, para saber quais as cidades que receberão a mostra e conferir a programação é só acessar o site chicapelega.com.br.
Participantes do ao vivo:
Sinclair Biazotti – Mediadora
É pedagoga educacional. Atuou como professora na educação infantil, como orientadora na educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Tutora no curso de Pedagogia da UDESC, tutora no curso de formação para profissionais da educação: Implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina convênio SED/NEAB/UDESC e produtora cultural em diversos projetos culturais.
Vanda Pinedo – Integrante da Comissão Quilombola de Curadoria
Natural de Pedro Osório/RS e residente em SC, desde 1994, é mãe de Odu Keomy Gomes Pinedo e candomblecista de Nação Angola. Professora, aposentada da Rede Estadual de Educação, com Licenciatura Plena e Especialização em Plena Educação Física Escolar. Atualmente, é professora contratada da Rede Estadual na Educação Quilombola – Modalidade EJA. Também é Militante do Movimento Negro Unificado/SC, integrante do Fórum das Religiões de Matriz Africana de Florianópolis e Região, membra do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, secretária estadual de Combate ao Racismo do PT/SC, integrante da Velha guarda da Unidos da Coloninha, faz parte do Grupo Musical Pastorinhas e é integrante e vocalista do Bloco Africatarina.
Lu Kilombola
Liderança da comunidade Aldeia (Garopaba-Imbituba), Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Santa Catarina – CECREQ/SC, militante do Movimento Negro Unificado – MNU/SC, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), educadora quilombola, mãe de Lukeni e Mazulu, poetisa, colunista do jornal Correio da Praia.
Se você perdeu a sessão de abertura ou se quiser assistir novamente, deixamos aqui o replay da sessão.